X
Menu
 

CONHEÇA O NOSSO PROJETO

O PrEP1519 é um estudo desenvolvido em três capitais brasileiras, Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), entre adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres transexuais ou travestis ou como homens cisgêneros gays, bissexuais ou que fazem sexo com outros homens (HSH). O objetivo é avaliar a efetividade da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) nessa população.  A PrEP oral é uma medida de prevenção do HIV de uso diário que consiste na tomada de um comprimido composto por medicamentos antirretrovirais. A proteção contra o HIV é elevada, chegando a 98% (eficácia) se utilizada da maneira correta. E o objetivo mais abrangente do PrEP1519 é contribuir com a diminuição da incidência do HIV na população alvo do estudo.

A Unitaid, agência das Nações Unidas (ONU), é financiadora do projeto PrEP1519, que conta ainda com apoio do Ministério da Saúde e de Secretarias de Saúde, que disponibilizam os medicamentos da PrEP, além de antibióticos, vacinas e outros insumos de prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). E o PrEP1519 oferece aos e às participantes um conjunto de ações de cuidado com a saúde sexual, como: testagem para detecção de HIV, incluindo o autoteste, e testagens para outras IST (sífilis, hepatite B e C, clamídia e gonorreia). 

Outras iniciativas do projeto envolvem também a oferta de materiais informativos (impressos ou via mídias sociais), aconselhamento sobre HIV e outras IST, preservativos, gel lubrificante, Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), encaminhamento para vacinação contra hepatites virais (A e B) e papilomavírus humano (HPV) na rede municipal de saúde.

O início da inclusão e acompanhamento dos e das participantes no PrEP 1519 foi em março de 2019 e se estenderá, em uma primeira fase, até dezembro de 2021. Durante esse período, as pessoas que participam do projeto podem realizar avaliações clínicas, psicossocial e exames laboratoriais – e possuem, ainda, a oportunidade de escolher pelo uso de PrEP e/ou outras medidas de prevenção do HIV e de IST. 

Cada sítio do estudo possui um contexto local específico e, por isso, o PrEP1519 adotou uma atuação regionalizada para uma melhor comunicação com o público alvo do projeto. Como pode ser visto aqui no site, clicando nas cidades participantes, cada uma traz mídias sociais próprias, além de números e endereços para contato, e modalidades de acolhimento e comunicação.

 

Últimas notícias

Performances, stands e trabalhos apresentados: a participação do PrEP1519 no Abrascão

Rafael Santana O PrEP1519 fechou a participação no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva com muitos motivos para comemorar: trabalhos apresentados,…
LER MAIS

Casarão sedia encontro entre pesquisadores de Brasil e França

O Casarão da Diversidade, que fica no Pelourinho, em Salvador, sediou o workshop de análise de dados do estudo COBra…
LER MAIS

PrEP1519 promove cine-debate com estagiários do TJ-BA

Dentro do projeto Saúde do adolescente e jovem, desenvolvido pelo Poder Judiciário da Bahia, a equipe do PrEP1519 participou de…
LER MAIS

PrEP 1519 na Parada LGBTQIA+ da Cidade Tiradentes

Organizada pela Família Stronger e o Núcleo de Transmasculinidades, a 6ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Cidade Tiradentes teve como…
LER MAIS

Pesquisadoras americanas visitam PrEP1519

Rafael Santana O PrEP1519 recebeu a visita de Sarah MacCarthy e Katia Bruxvoort, duas professoras e pesquisadoras americanas da Escola…
LER MAIS

PrEP1519 apresenta estratégias de recrutamento e criação de demandas no Congresso IUSTI

Rafael Santana A 23ª edição do Congresso Mundial da IUSTI (União Internacional Contra Infecções Sexualmente Transmissíveis), realizada no Zimbábue, contou…
LER MAIS

Salvador, São Paulo e Belo Horizonte participam de reunião para segunda fase do PrEP1519

Rafael Santana Um encontro realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 22 e…
LER MAIS

Conheça o Sarau PrEP 1519

Em parceria com a Casa de Cultura Hip Hop Leste, espaço cultural localizado na Cidade Tiradentes e administrado pela Prefeitura…
LER MAIS

PrEP1519 realiza atividade no projeto Axé

A equipe do PrEP1519 esteve na sede do projeto Axé, no Centro Histórico de Salvador, na última quarta-feira (14), para…
LER MAIS

PrEP 1519 São Paulo convida Pisci Bruja para uma Educação Permanente

O evento aconteceu no último dia 30/agosto no Centro de Saúde I " Dr. Victor Araújo Homem de Mello" e…
LER MAIS

PrEP1519 apresenta trabalhos no Congresso Mundial da IUSTI

Rafael Santana Está sendo realizado, no Zimbábue, a 23ª edição do Congresso Mundial da IUSTI (União Internacional Contra Infecções Sexualmente…
LER MAIS

Educadores PrEP 1519 apresentam projeto na Fectipa/MG

Na última quarta-feira, 31 de agosto, a equipe de Educação Entre Pares do Projeto PrEP 15-19 Minas realizou um encontro…
LER MAIS

PrEP1519 no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Rafael Santana O PrEP1519 estará presente no 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que será realizado entre os dias 19…
LER MAIS

OMS promove webinar sobre a PrEP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) promove, nesta quinta-feira (25), o webinar "Torne a PrEP simples, torne a PrEP diferenciada!…
LER MAIS

Equipe do PrEP1519 discute gênero e sexualidade no Lar Fabiano de Cristo

A equipe do PrEP1519 foi convidada pelo Lar Fabiano de Cristo, uma associação sem fins econômicos prestadora de assistência social,…
LER MAIS
Pesquisadores do PrEP1519 na AIDS 2022

PrEP1519 marca presença na AIDS 2022

Rafael Santana A 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), evento mundial sobre HIV/aids, foi realizada em Montreal, Canadá, de…
LER MAIS
 

SALVADOR (BA)

No PrEPara Salvador, jovens e adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres trans e travestis ou homens cisgêneros gays, bissexuais ou HSH da capital e região metropolitana, podem ter acesso à várias práticas de prevenção ao HIV e outras IST com acompanhamento multiprofissional em saúde na Clínica de PrEP com sede no Pelourinho ou on-line, na própria casa. Entrem em contato:

Instagram(71) 99640-9030

Instagram  Facebook  Twitter

Saiba Mais

 

BELO HORIZONTE (MG)

Em Belo Horizonte, jovens da capital e da grande BH que querem receber acompanhamento para prevenção do HIV e de outras ISTs e, desse modo, participar do projeto, podem procurar o Centro de Referência da Juventude, que fica bem no centro da cidade, ao lado da Praça da Estação. Qualquer dúvida, fale com a gente:

Instagram(31) 98114-6025

Instagram  Facebook  Twitter

Saiba Mais

 

SÃO PAULO (SP)

Em São Paulo, o projeto atende em três localidades: na Cidade Tiradentes, na Sé e na Bela Vista. Todas as opções ficam perto do metrô ou de um terminal de ônibus. Para jovens da capital ou da grande São Paulo que queiram fazer parte, basta mandar um WhatsApp ou uma DM nas nossas redes sociais.

 WhatsAppCidade Tiradentes: (11) 91023-7396

WhatsApp Centro: (11) 96842-6535

WhatsApp Bela Vista: (11) 91023-7178

Instagram  Facebook  Twitter

Saiba Mais

INÍCIO     AMANDA SELFIE     SP     BH     SSA     FAQ     ARTIGOS     BOLETIM     NOTÍCIAS     

Realização e Parceiros

Social Media

 

 

© 2020 Todos os Direitos Reservados.