X
Menu
 

CONHEÇA O NOSSO PROJETO

O PrEP1519 é um estudo desenvolvido em três capitais brasileiras, Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), entre adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres transexuais ou travestis ou como homens cisgêneros gays, bissexuais ou que fazem sexo com outros homens (HSH). O objetivo é avaliar a efetividade da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) nessa população.  A PrEP oral é uma medida de prevenção do HIV de uso diário que consiste na tomada de um comprimido composto por medicamentos antirretrovirais. A proteção contra o HIV é elevada, chegando a 98% (eficácia) se utilizada da maneira correta. E o objetivo mais abrangente do PrEP1519 é contribuir com a diminuição da incidência do HIV na população alvo do estudo.

A Unitaid, agência das Nações Unidas (ONU), é financiadora do projeto PrEP1519, que conta ainda com apoio do Ministério da Saúde e de Secretarias de Saúde, que disponibilizam os medicamentos da PrEP, além de antibióticos, vacinas e outros insumos de prevenção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). E o PrEP1519 oferece aos e às participantes um conjunto de ações de cuidado com a saúde sexual, como: testagem para detecção de HIV, incluindo o autoteste, e testagens para outras IST (sífilis, hepatite B e C, clamídia e gonorreia). 

Outras iniciativas do projeto envolvem também a oferta de materiais informativos (impressos ou via mídias sociais), aconselhamento sobre HIV e outras IST, preservativos, gel lubrificante, Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), encaminhamento para vacinação contra hepatites virais (A e B) e papilomavírus humano (HPV) na rede municipal de saúde.

O início da inclusão e acompanhamento dos e das participantes no PrEP 1519 foi em março de 2019 e se estenderá, em uma primeira fase, até dezembro de 2021. Durante esse período, as pessoas que participam do projeto podem realizar avaliações clínicas, psicossocial e exames laboratoriais – e possuem, ainda, a oportunidade de escolher pelo uso de PrEP e/ou outras medidas de prevenção do HIV e de IST. 

Cada sítio do estudo possui um contexto local específico e, por isso, o PrEP1519 adotou uma atuação regionalizada para uma melhor comunicação com o público alvo do projeto. Como pode ser visto aqui no site, clicando nas cidades participantes, cada uma traz mídias sociais próprias, além de números e endereços para contato, e modalidades de acolhimento e comunicação.

Amanda Selfie 
Uma outra iniciativa do PrEP1519 é o investimento em inovação tecnológica para a prevenção. Com o uso de inteligência artificial, foi desenvolvida a primeira robôa travesti da América Latina: a Amanda Selfie. Ela foi concebida para tirar dúvidas sobre sexo, identidade de gênero, sexualidade e cultura LGBTQIA+, bem como para identificar práticas de risco para o HIV e IST, e facilitar o acesso aos serviços de PrEP. Amanda Selfie possui uma linguagem e persona que chama a atenção do público jovem e adolescente abarcado pelo projeto e está on-line, 24 horas por dia, no Messenger do Facebook ou aqui no site. E, em breve, está também no WhatsApp.

 

SALVADOR (BA)

No PrEPara Salvador, jovens e adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres trans e travestis ou homens cisgêneros gays, bissexuais ou HSH da capital e região metropolitana, podem ter acesso à várias práticas de prevenção ao HIV e outras IST com acompanhamento multiprofissional em saúde na Clínica de PrEP com sede no Pelourinho ou on-line, na própria casa. Entrem em contato:

Instagram(71) 99640-9030

Instagram  Facebook  Twitter

Saiba Mais

 

BELO HORIZONTE (MG)

Em Belo Horizonte, jovens da capital e da grande BH que querem receber acompanhamento para prevenção do HIV e de outras ISTs e, desse modo, participar do projeto, podem procurar o Centro de Referência da Juventude, que fica bem no centro da cidade, ao lado da Praça da Estação. Qualquer dúvida, fale com a gente:

Instagram(31) 99726-9307

Instagram  Facebook  Twitter

Saiba Mais

 

SÃO PAULO (SP)

Em São Paulo, o projeto atende em três localidades: na Cidade Tiradentes, na Sé e na Bela Vista. Todas as opções ficam perto do metrô ou de um terminal de ônibus. Para jovens da capital ou da grande São Paulo que queiram fazer parte, basta mandar um WhatsApp ou uma DM nas nossas redes sociais.

 WhatsAppCidade Tiradentes: (11) 91023-7396

WhatsApp Centro: (11) 96842-6535

WhatsApp Bela Vista: (11) 91023-7178

Instagram  Facebook  Twitter

Saiba Mais

INÍCIO     SP     BH     SSA     FAQ     ARTIGOS     BOLETIM

Realização e Parceiros

UFMG  UFBA   

Social Media

 

 

© 2020 Todos os Direitos Reservados.