X
Menu

Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 revelam que 59% dos entrevistados acima dos 18 anos relataram não ter usado preservativo nenhuma vez durante a relação sexual, no período referente aos 12 meses anteriores à pesquisa. 22,8% das pessoas ouvidas afirmaram usar preservativo em todas as relações, enquanto 17,1% relataram usar de vez em quando. 

Na mesma pesquisa, um milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais, sejam oral, vaginal ou anal. 

O preservativo é um dos métodos da prevenção combinada, que associa diferentes estratégias de prevenção ao HIV e outras IST, além das hepatites virais. Dentre as estratégias estão: a testagem regular e tratamento para HIV e outras IST, vacinação para hepatites A e B e HPV, gel lubrificante, profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP). 

No Casarão da Diversidade, em Salvador, o projeto PrEP1519 tem foco na prevenção combinada e oferece gratuitamente testagem, acompanhamento multiprofissional e a PrEP para adolescentes homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis entre 15 a 19 anos. O projeto também está presente nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo. 

Share