X
Menu

Rafael Santana

Para marcar o Mês da Visibilidade Trans, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, na última sexta-feira (20), a campanha “Construir para Reconstruir”, que conta com uma série de ações virtuais que destacam a importância da data. De acordo com a pasta, esse título “reflete a realidade da população trans, que teve sua pauta invisibilizada no governo passado”, pois não havia uma área destacada para essa temática. 

MDHC lança campanha para celebrar Mês da Visibilidade Trans (Arte: Ascom/MDHC)

A campanha contempla uma série de publicações nas redes sociais do órgão, além de matérias no site, revelando os avanços legais em âmbito nacional e exemplos internacionais de referência para o Brasil. A sociedade brasileira também será incentivada a acionar o Disque 100, que é o canal de atendimento que registra denúncias de violações, incluindo violências sofridas por pessoas da comunidade. O serviço é gerido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e está disponível 24 horas por dia. 

A porta-voz da campanha é Symmy Larrat, secretária nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Ela é a primeira travesti a assumir um cargo no segundo escalão do Governo Federal. 

– Sou a primeira de muitas. Com o tempo, o verdadeiro avanço dará lugar à presença de pessoas LGBTQIA+ em espaços como a saúde, a educação, a justiça e os mais diversos setores de tomada de decisão – afirmou Symmy Larrat. 

Secretária Symmy Larrat é a porta-voz da campanha (Crédito: Agência Brasil)

A secretária participa de uma mesa de diálogo com representantes do movimento trans na sexta-feira (27), com transmissão no canal do MDHC no Youtube.

O PrEP1519 também está engajado no Mês da Visibilidade Trans, tendo lançado uma série de conteúdos, entre matérias e publicações nas redes sociais. 

+ Mês da Visibilidade Trans marca luta contra Transfobia e garantia de direitos

+ Ativistas ganham reconhecimento por luta em defesa da comunidade LGBTQUIA+

Siga nossas redes sociais:

Twitter: @prepsalvador

Instagram: @preparasalvador

O Dia da Visibilidade é comemorado em 29 de janeiro. Foi nessa data, no ano de 2004, que um grupo de mulheres e homens transexuais e travestis foi até Brasília para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, no Congresso Nacional. A iniciativa foi promovida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites virais do Ministério da Saúde e se tornou um marco na luta contra a transfobia no Brasil. 

Share