X
Menu

Rafael Santana

O secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH), Felipe Freitas, visitou, nesta quarta-feira, o Casarão da Diversidade, espaço onde funciona o PrEPara Salvador, projeto voltado para a prevenção combinada contra HIV e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) entre jovens com idade de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres trans, travestis, ou como homens cis que fazem sexo com outros homens (HSH). 

Juntamente com sua equipe, o secretário foi recebido por Priscila Caires e Fabiane Soares, coordenadoras clínica e de pesquisa, respectivamente, que mostraram as instalações da clínica e explicaram o trabalho desenvolvido pelo projeto.

Secretário do SJDH conhece o PrEPara Salvador

Escolhido para a SJDH pelo governador Jerônimo Rodrigues, Felipe Freitas é formado em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e tem mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UNB). Ele atuou no governo de Jaques Wagner como assessor técnico na área de igualdade racial e políticas públicas de juventude e tem atuações na Organização das Nações Unidas. 

O PrEP1519 além da oferta da PrEP oral diária e outras estratégias de prevenção ao HIV e outras IST, em breve irá disponibilizar a PrEP injetável, através a aplicação de injeções bimestrais de cabotegravir, e a PrEP oral sob demanda, método pelo qual a pessoa toma a PrEP quando tem relações sexuais desprotegidas e com risco de exposição ao vírus do HIV.

Felipe Freitas visitou o Casarão da Diversidade e conversou com nossa equipe

É importante destacar que a PrEP faz parte de um conjunto  de estratégias chamada de prevenção combinada, que também envolve o uso da camisinha, a necessidade de testagem de forma regular (também disponível para outras ISTs), mobilização para o acesso a cuidado e tratamento para quem testa positivo para o HIV e outras ISTs, e orientações de profissionais sobre a doença. Todas essas medidas, além de outras, são ofertadas no Casarão da Diversidade, que é um espaço de acolhimento para jovens LGBTQIAP+.

Share