X
Menu

Rafael Santana

A 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), evento mundial sobre HIV/aids, foi realizada em Montreal, Canadá, de 29 de julho a 2 de agosto, de forma híbrida (presencial e virtual) após o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19. Essas conferências mundiais têm como objetivos apresentar e discutir as evidências mais recentes, definir futuras agendas de pesquisa e de financiamento, além de apresentar novas recomendações para a resposta mundial à epidemia. Conta com a participação ampla de membros da sociedade interessados no tema.

Mais uma vez, o PrEP1519 esteve presente no evento, com a apresentação de 7 trabalhos mostrando as evidências sobre a implementação da PrEP1519 entre adolescentes homens que fazem sexo com homens, travestis e mulheres trans de 15-19 anos residentes em 3 cidades brasileiras: Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.

Pesquisadores do PrEP1519 na AIDS 2022

Os coordenadores do PrEP1519 em Salvador, a Profª Drª Inês Dourado e o Prof Dr. Laio Magno, além dos pesquisadores Fabiane Soares, Joilson Paim e Thaís Aranha, marcaram presença face a face.

Além da apresentação dos trabalhos, os pesquisadores se reuniram com profissionais da área de prevenção do programa global de HIV, hepatite e IST da Organização Mundial da Saúde para informar sobre o andamento do novo estudo de implementação da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) com uso de antirretrovirais de longa duração como o cabotegravir injetável, cujo trabalho de campo deve começar em outubro próximo.

A Profª Drª Inês Dourado foi convidada para integrar a comissão que organizou as sessões e os trabalhos apresentados como parte da Track D on Social and behavioural science da AIDS 2022. Os membros do comitê desempenham um papel ativo na preparação do programa da conferência AIDS 2022.

Profª Drª Inês Dourado integrou comissão que organizou sessões e trabalhos

Trabalhos apresentados durante a conferência e disponíveis neste link.

EPC173- Adherence, safety, and feasibility of HIV pre-exposure prophylaxis among adolescent men who have sex with men and transgender women in Brazil (Adesão, segurança e viabilidade da profilaxia pré-exposição ao HIV entre homens adolescentes que fazem sexo com homens e mulheres trans no Brasil). Confira neste link.

EPC335 – HIV testing strategies, types of tests, and uptake by men who have sex with men and transgender women: a systematic review and meta-analysis (Estratégias de testagem de HIV, tipos de testes e aceitação por homens que fazem sexo com homens e mulheres trans: uma revisão sistemática e meta-análise). Confira neste link.

EPC027 – HIV incidence and risk factors associated among adolescent’s men who have sex with men and transgender women enrolled in a PrEP cohort study in Brazil (Incidência de HIV e fatores de risco associados entre adolescentes homens que fazem sexo com homens e mulheres trans inscritos em um estudo de coorte de PrEP no Brasil). Confira neste link.

EPC077 – Incidence of sexually transmitted infections among adolescent’s men who have sex with men and transgender women enrolled in a PrEP cohort study in Brazil (Incidência de infecções sexualmente transmissíveis entre adolescentes homens que fazem sexo com homense mulheres trans inscritos em um estudo de coorte de PrEP no Brasil). Confira neste link.

EPC331 – Accuracy of PrEP adherence measures among adolescentes men who have sex with men and transgender women in Brazil (Precisão das medidas de adesão à PrEP entre adolescentes homens que fazem sexo com homens e mulheres trans no Brasil). Confira neste link.

EPD147 – Acceptability of HIV self-test among adolescente men who have sex with men and transgender women in Brazil (Aceitação do autoteste de HIV entre adolescentes homens que fazem sexo com homens e mulheres trans no Brasil). Confira neste link.

EPE247 – Financial cost of a PrEP program among adolescent men who have sex with men and transgender women in Brazil (Custo financeiro de um programa de PrEP entre homens adolescentes que fazem sexo com homens e mulheres trans no Brasil). Confira neste link.

EPC436 – SARS-CoV-2 antibodies prevalence among sexual and gender minorities youth in Brazil (Prevalência de anticorpos SARS-CoV-2 entre jovens de minorias sexuais e de gênero no Brasil). Confira neste link.

Prof Dr. Laio Magno apresenta trabalho na AIDS 2022
Share