X
Menu

Depois de dois anos sem a realização do carnaval, a maior festa de rua do mundo volta a acontecer neste ano, com expectativa de milhões de foliões brincando durante os sete dias de folia. É tempo de curtir a festa, cair na farra, mas sem esquecer dos cuidados que envolvem a prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Divulgação/Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) preparou um esquema especial de saúde para a festa, que inclui ações de prevenção contra as IST. Serão instalados, em Salvador e Porto Seguro, postos de testagem para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis, e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos. Os foliões também terão acesso a ações educativas voltadas para prevenção.

A secretária estadual de saúde, Roberta Santana, explica a importância das ações durante o período carnavalesco. 

– Vamos reforçar as equipes nos hospitais e unidades de emergência, intensificar as ações de vigilância à saúde e realizar ações de comunicação voltadas para a doação de sangue e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. As equipes da secretaria também farão inspeções diárias nas unidades de saúde com o objetivo de verificar, entre outros itens, a necessidade de substituição ou suplementação de material – afirmou.

Em Salvador, serão dois postos de testagem, instalados na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Milton Santos, em Ondina. Em Porto Seguro, o posto será montado na Passarela do Descobrimento. Eles vão funcionar todos os dias de carnaval, iniciando os atendimentos às 16h.

Além da testagem, serão distribuídos mais de um milhão de preservativos femininos e masculinos, bem como material informativo sobre prevenção de IST. 

Share