X
Menu

A profª Drª Inês dourado, coordenadora do PrEP1519,foi a encarregada de ministrar a palestra “Formação de sujeitos na saúde coletiva: um horizonte desafiador”, abrindo a nova turma de mestrado do MEPISCO/UNEB (Mestrado Profissional em Saúde Coletiva). A sessão foi realizada na última quinta-feira, no pavilhão de aulas do Jequitaia. 

Durante a palestra, a professora abordou temas relevantes, como a importância das políticas de inclusão no acesso às universidades públicas e as barreiras e desafios enfrentados pelas mulheres na saúde coletiva. 

A Drª Inês pontuou para os novos alunos de mestrado que a saúde coletiva vai além de pensar a questão clínica e traçou um comparativo de como o mundo olhava para o Brasil antes e depois do último governo.

Professora Inês Dourado em palestra para turma de mestrado do MEPISCO

Em sua fala, Drª Inês destacou importantes conquistas brasileiras reconhecidas internacionalmente, como o excelente programa de controle de HIV, enfrentamento de multinacionais farmacêuticas e erradicação de doenças imunopreviníveis, com destaque para as grandes campanhas de vacinação. Todas essas conquistas só foram possíveis por conta da existência do Sistema Único de Saúde.  

Os desafios enfrentados no campo da saúde também foram lembrados por Drª Inês, que apontou questões como o subfinanciamento SUS, a desinformação sanitária e seus impactos na cobertura vacinal, enfretamento às fake News e o acúmulo de demandas em saúde reprimidas em função da pandemia de Covid-19. 

A palestra possibilitou ainda que os participantes conhecessem a trajetória de Drª Inês como epidemiologista e militante da Saúde coletiva no Brasil, além dos diversos projetos nos quais ela atua para a prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre a comunidade LGBTQIAPN+.

Brasil era conhecido na área de saúde por:

  • Criou um excelente programa de controle de HIV
  • Erradicou doenças imunopreviníveis
  • Inovou ao criar o Sistema Único de saúde (SUS)
  • Estava atingindo as metas do milênio
  • Enfrentou as multinacionais de medicamentos

E agora… Desafios?

  • Desinformação sanitária – impacto nas coberturas vacinais
  • Subfinanciamento do SUS
  • Impactos sociais causados pela pandemia
  • Coberturas vacinais – crescimento de grupos antivacinas e disseminação de notícias falsas
  • Aumento da demanda de atendimento reprimida por conta da pandemia

Na parte final da sessão, a Drª Inês Dourado contou sobre sua trajetória, abordou o ensino da epidemiologia no Brasil e elencou os projetos dos quais faz parte, entre eles o PrEP1519, que atua na prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre a comunidade LGBTQIAPN+.

Share