Um artigo sobre a nossa chatbot Amanda Selfie foi publicado no Journal of Medical Internet Research (JMIR), periódico focado em saúde digital, ciência de dados, informática em saúde e tecnologias emergentes para saúde, medicina e pesquisa biomédica.
O objetivo do estudo é descrever o processo participativo de desenvolvimento de um chatbot usando inteligência artificial para criar demanda para uso de PrEP entre adolescentes homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans (MT), bem como analisar sua funcionalidade, usabilidade e resultados.
O estudo defende que o uso de inteligência artificial e plataformas sociais online na criação de demandas para acesso à PrEP é interessante para promover o acesso à prevenção contra o HIV entre esses adolescentes, uma vez que as taxas de incidência tem aumentado nestas populações.
Amanda Selfie é uma chatbot concebida como uma mulher trans negra e foi desenvolvida para atuar como educadora de par virtual que conversa pelo messenger do Facebook sobre sexualidade e saúde sexual, além de agendar atendimento nas clínicas de PrEP do Estudo e fornecer informações sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST).