X
Menu

PrEP1519 Escolhas participa de seminário em comemoração à Cooperação Técnico-Científica Brasil-França

Aconteceu entre os dias 9 e 11 de outubro, em Brasília, a 8ª Jornada Científica e 29º Seminário Técnico-Científico da Agência Nacional Francesa de Pesquisa em Doenças Infecciosas Emergentes da França (ANRS), sob o tema Eliminação de HIV, IST, TB e outras doenças determinadas socialmente.

O evento foi realizado em comemoração aos 33 anos da Cooperação Técnico-Científica Brasil-França, que tem como objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores e ampliar a capacidade de colaboração em pesquisa para fortalecer as respostas nacionais ao HIV, tuberculose, hepatites virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, nas áreas de vigilância epidemiológica, prevenção e assistência. 

Seminário de Cooperação Técnico-Científica Brasil-França foi realizado em abril

Ao longo dos três dias de evento, foram discutidos temas como as prioridades de pesquisa científica; estudos em andamento sobre HIV, hepatites virais, monkeypox, tuberculose e covid-19; e estratégias de prevenção de HIV/aids. A abertura ficou a cargo do Dr. Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, e Dr. Yazdan Yazdanpanah, diretor da ANRS. 

O PrEP1519  esteve representado pela professora Inês Dourado, representante internacional do projeto, e coordenadora do sítio de Salvador, que ao lado de Dulce Ferraz, pesquisadora e analista de gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, apresentou a mesa Efeitos do surto de Covid-19 na saúde sexual e mental de adolescentes e adultos homens que fazem sexo com homens e mulheres transexuais participantes de dois estudos de coorte de PrEP no Brasil. 

Professora Inês Dourado representou o PrEP1519 Escolhas no evento

O programa de cooperação entre Brasil e França foi estabelecido em 1990 e, desde então, resultou em mais de 200 estágios de trabalhadores da saúde brasileiros em solo francês (4 deles em 2023), 29 seminários técnico-científicos e 8 jornadas científicas. Essa é a mais antiga cooperação desenvolvida pelo Brasil em HIV, tuberculose, hepatites virais e IST. 

As Jornadas Científicas acontecem de forma periódica, com o objetivo de acompanhar o andamento de projetos de pesquisadores brasileiros e franceses financiados pela Agência, além de delinear futuras colaborações em pesquisas entre as duas nações.

Share