X
Menu

Coordenadora do Estudo PrEP1519 Escolhas coordena um dos eixos temáticos da Conferência Internacional AIDS2024

Rafael Santana

A Profª Drª Inês Dourado, coordenadora do PrEP15-19 Escolhas, foi convidada para coordenar um dos eixos  da AIDS2024, que é uma das mais importantes e prestigiadas conferências sobre HIV/Aids no mundo. O evento é organizado pela Sociedade Internacional de AIDS (IAS – International AIDS Society) e acontecerá em julho do ano que vem, em Munique, na Alemanha, e também de forma virtual. 

Comitê Organizador da AIDS2024

A IAS reúne membros em mais de 190 países que trabalham em todas as frentes para fazer avançar uma resposta global ao HIV e à AIDS, a fim de promover uma intersecção entre ciência, defesa dos direitos e dos direitos humanos, reunindo diversos atores, entre eles pesquisadores, profissionais de saúde, pessoas vivendo com HIV, financiadores, agentes políticos e profissionais de imprensa. 

Inês Dourado já começou o trabalho de coordenação do eixo D (Track D) – Social and behavioural sciences, que ainda vai contar com mais uma coordenadora e outros seis membros, representando diferentes regiões geográficas e diferentes áreas de especialização que vão compor a comitê de trabalho desse eixo. Juntamente com o Comitê Geral de Organização  da conferência, os coordenadores de cada eixo realizam as ações de planejamento geral e orientações para o desenvolvimento do programa científico do AIDS2024, incluindo a curadoria de sessões orientadas por resumos e palestrantes convidados, além da identificação de pesquisas específicas para serem apresentadas na conferência.

Professora Inês Dourado coordena um dos eixos temáticos da AIDS2024

Os coordenadores de eixo também são responsáveis por orientar uma rede internacional com os outros membros de cada sessão, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do programa. 

– É uma honra e uma grande responsabilidade coordenar um dos eixos temáticos da Conferência Internacional AIDS2024. Junto com o Comitê Geral de Organização da International AIDS Society, o trabalho das comissões dos eixos temático é intenso para permitir a construção de uma programação que leve em consideração as inovações na área científica, e as diversas representações internacionais – diz Inês Dourado.

Professora Inês Dourado no IAS 2023. Crédito: Max Mason-Hubers / IAS

A pesquisadora já havia trabalhado na organização do AIDS2022 integrando o comitê do eixo D, que aconteceu em Montreal, no Canadá. E, no ano passado, ela integrou o comitê do eixo C (Tract C)- Epidemiology and prevention sciences na 12ª Conferência da IAS sobre Ciência do HIV, realizada em Brisbane, na Austrália.

No site oficial do evento você pode conferir quem são os membros da comissão organizadora.

Share