X
Menu

PrEP1519 Escolhas no congresso Fast-Track Cities 2023, na Holanda

O PrEP1519 Escolhas arrumou as malas e partiu para mais um congresso internacional, o Fast-Trick Cities 2023, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro, em Amsterdã, na Holanda. O evento é organizado pela International Association of Providers of AIDS Care (IAPAC) em parceria com Joint United Nations Programme on HIV/AIDS (UNAIDS), Fast-Track Cities Institute e outros parceiros, com o objetivo de destacar e compartilhar experiências no tratamento e prevenção ao HIV/Aids em várias cidades ao mundo. 

PrEP1519 Escolhas no Fast-Track Cities, em Amsterdã

Para ingressar no Fast-Trick Cities, cada cidade precisa assinar a Declaração de Paris, um compromisso jurídico-político lançado pelo UNAIDS em 2014 que pactua a meta 95-95-95, com o objetivo de eliminar as epidemias de HIV, tuberculose e hepatites virais em todo o mundo até 2030.

A rede Fast-Track Cities aborda os desafios transversais enfrentados pelas partes interessadas locais e partilha as melhores práticas para acelerar as respostas urbanas ao HIV. Salvador é uma das 42 cidades brasileiras que assinaram o acordo global, que também conta com três estados e o Distrito Federal. Em todo o mundo, mais de 400 prefeitos assinaram o documento. 

Professora Inês Dourado é coordenadora do PrEPara Salvador

Sendo um projeto voltado para a prevenção do HIV entre jovens LGBTQIAPN+ em três capitais brasileiras (Salvador, Belo Horizonte e São Paulo), o PrEP1519 Escolhas esteve presente neste evento global. Coordenadora do sítio da capital baiana, o PrEPara Salvador, a professora Inês Dourado, direto de Amsterdã, falou sobre a nossa participação no congresso. Ela participou do simpósio-satélite Da política para a prática: serviços de PrEP integrados e diferenciados.

– Nosso projeto participou com várias atividades. Apresentamos num simpósio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e incorporamos as lições aprendidas no PrEP1519 com dados reais entre adolescentes. Também tivemos apresentações orais, análises que foram lideradas pelo professor Laio Magno sobre o autoteste de HIV e padrões de prevenção, uma análise liderada por Fabiane Soares, que integra nosso grupo. Tivemos mais quatro estudos apresentados em forma de pôster – afirmou Dourado. 

Professor Laio Magno também coordena o sítio de Salvador do PrEP1519 Escolhas

Também esteve presente no evento o nosso outro coordenador, o professor Laio Magno, que destacou o protagonismo da cidade de Amsterdã no trabalho de prevenção ao HIV. 

– Gostaria de chamar a atenção para as lições aprendidas aqui em Amsterdã. Amsterdã chegou a registrar apenas 9 infecções de HIV no ano de 2022, então é uma grande inspiração para a possibilidade de prevenção e eliminação das novas transmissões de HIV pelo mundo. Estamos bastante inspirados e acreditamos que podemos fazer muitas coisas no Brasil e compartilhar nosso conhecimento com todo o mundo – explicou Laio Magno. 

Epidemiologista Beo Leite também participou do congresso em Amsterdã

Quem também participou do Fast-Trick Cities foi a epidemiologista do PrEPara Salvador, Beo Leite, que destacou a oportunidade de compartilhar experiências de prevenção ao HIV com pesquisadores de várias cidades do mundo. 

– Oportunidade enorme de poder aprender, vivenciar e compartilhar experiências de diversas cidades ao redor do mundo para prevenção ao HIV e outras ISTs. Aqui tivemos participação de representantes governamentais, outros alunos, representantes de ONGs. Então foi uma oportunidade enorme para compartilhar experiência e aprender em relação à prevenção ao HIV – disse Beo Leite.

Também participou do evento a vice-prefeita de Salvador e secretária municipal de saúde, Ana Paula Matos.

Confira os trabalhos do PrEP1519 no Fast-Trick Cities 2023:

Uso de álcool e outras drogas em encontros sexuais e risco de exposição ao HIV entre adolescentes homens que fazem sexo com outros homens, travestis e mulheres trans – Beo Leite

Combinando diagnóstico sindrômico e etiológico de ISTs em uma coorte de adolescentes em PrEP em Salvador, Bahia: 3 anos de experiência – Priscilla Caires

Padrões de exposição a infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes homens que fazem sexo com homens, travestis e mulheres trans em Salvador, Brasil: uma análise de classes latentes – Lorenza Denzanet

Prevalência de Neisseria gonorrhoeae, Chlamydia trachomatis e Mollicutes e fatores associados entre homens que fazem sexo com homens (HSH) de 15 a 24 anos no município de Vitória da Conquista – BA – Thaise Silva Rocha

Share