X
Menu

PrEP1519 Escolhas participa do Infecto 2023, em Salvador

A cidade de Salvador foi palco de mais um grande evento de saúde neste mês de setembro, desta vez o XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto 2023), realizado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), através da Sociedade Baiana de Infectologia (SBAI). O congresso aconteceu entre os dias 19 e 23, no Centro de Convenções.

Foi o primeiro congresso presencial realizado após a pandemia de COVID-19. A organização do evento estima que 3000 participantes discutiram temas atuais e de grande importância, como o coronavírus e a MPOX, além de outros tópicos tradicionais da infectologia, como HIV, resistência bacteriana, imunização e doenças tropicais. 

Suilan Pedreira e Pedro Almeida, do PrEPara Salvador, participam do Infecto 2023

O PrEP1519 Escolhas esteve presente em mais esse evento com a médica Suilan Pedreira e o futuro médico Pedro Almeida, que fazem parte da nossa equipe. Pedro apresentou o pôster Expectativas sobre o uso do preservativo em práticas sexuais no início do uso da PrEP entre adolescentes em uma coorte em três capitais brasileiras.

Pedro Almeida falou sobre como a PrEP vem conseguindo reduzir a curva de incidência dos casos de HIV, sobretudo entre as populações mais vulneráveis.

– Apresentar o trabalho com os dados do projeto e levar informações de que a PrEP é segura, eficaz, e que não muda, de maneira geral, o comportamento, no nosso caso de jovens, das práticas sexuais, com redução do uso do preservativo, e que isso já é um comportamento anterior ao uso da PrEP. A PrEP vem como uma maneira de intervir, garantindo assim uma cobertura para essas pessoas – afirmou Pedro Almeida.

Pedro Almeida teve pôster aprovado no evento

Nosso projeto participou ainda do Latina Forum in HIV 2023, que aconteceu dentro do congresso, no dia 19, e contou com palestras de pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Argentina e Reino Unido durante todo o turno da tarde. 

No dia 20, Suilan Pedreira participou da Oficina de Atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Manejo da Infecção pelo HIV, lançada no Infecto 2023, onde foram apresentadas as principais atualizações sobre tratamento e prevenção em HIV/Aids. 

O trabalho desenvolvido pelo PrEP1519 Escolhas foi referenciado por outros projetos e pesquisadores durante todo o congresso, mostrando que nosso esforço para ajudar a controlar a epidemia do HIV tem sido reconhecido.

Nosso projeto foi referenciado por apresentações no Infecto 2023
Share