X
Menu

Coordenadora do PrEP 15-19 Escolhas faz um balanço da conferência AIDS2024 na sessão “Ecos de Munique”

Os participantes do encontro “Ecos de Munique” (foto de Bruno Hierro de Senna)

A Profª Drª Inês Dourado, coordenadora do projeto PrEP15-19 Escolhas, participou da sessão “Ecos de Munique”, realizada na Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Salvador. O evento foi mediado por Javier Jose Angonoa, do Coletivo Motirô Bahia, e teve como foco apresentar e discutir a participação de ativistas e movimentos sociais, bem como os avanços e publicações científicas apresentados na conferência AIDS2024 , que aconteceu em Munique, Alemanha, entre os dias 22 e 26 de Julho deste ano. Nesta sessão, ainda foi apresentado o panorama atual dos esforços e ações voltados para o combate da epidemia de HIV no mundo.

A sessão também contou com as presenças de Henrique Ávila, do Centro de Serviços Xica Manicongo, e Tom Schübber, do coletivo Drag X, que  destacaram o papel essencial do ativismo e da mobilização comunitária na eficácia dos programas de prevenção ao HIV ao redor do mundo. Os ativistas ressaltaram a conferência AIDS2024  como um importante espaço para a articulação e o intercâmbio de tecnologias entre ONGs, coletivos e projetos.

Henrique Ávila salientou a importância do programa de bolsas oferecido pela International AIDS Society (IAS), que permitiu a participação dos coletivos na conferência. Ele também destacou que o programa brasileiro de resposta ao HIV/aids , é considerado um dos melhores do mundo. “Constatamos que em alguns países, até o acesso à camisinha é muito restrito. No SUS, temos um programa completo que vai da prevenção ao tratamento, oferecendo total assistência a quem precisa”, afirmou.

Palestra da  Profª Inês Dourado

A Profª Inês Dourado deu uma visão geral da participação do PrEP15-19 Escolhas na conferência, e apresentou um panorama da discussão científica, destacando os desafios e as propostas de ações para o controle da epidemia de HIV até 2030, conforme os dados do último relatório da UNAIDS. Ela enfatizou a necessidade de aumentar os investimentos e a importância da mobilização comunitária como elementos cruciais nesse processo.

Share