X
Menu

Equipe do PrEPara Salvador realiza atividade de encerramento de ano e projeta ações para 2024

Rafael Santana

A equipe do PrEPara Salvador se reuniu na primeira semana de dezembro, de quinta-feira a domingo, para realizar uma avaliação das ações implementadas durante o ano de 2023, além de projetar os próximos passos em 2024. Foram três dias de atividades no Catussaba Resort, envolvendo as equipes clínica e de pesquisa, com rica troca de informações e experiências.

Estudo PrEP1519 realiza evento de encerramento de ano

O ano de 2024 trará novos desafios para a equipe, acompanhados de grandes responsabilidades, com a implementação da segunda fase do projeto. Além da PrEP oral diária que já é ofertada, estarão disponíveis também a PrEP sob demanda e a injetável.

A PrEP injetável é considerada uma das tecnologias mais recentes na prevenção ao HIV e é composta pelo medicamento Cabotegravir de ação prolongada (CAB-LA), que não é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até o momento. Além disso, outra novidade é que pessoas não-bináries e homens trans poderão fazer parte do estudo, como já acontece com adolescentes homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres trans com idade entre 15 e 19 anos.

No evento, a equipe clínica pôde realizar um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano, com avaliação de atendimentos, treinamentos e implementação de novos protocolos. Houve uma avaliação de desempenho e, a partir daí, foi feita uma discussão de metas para 2024. O foco foi no planejamento de atividades para o próximo ano, tendo em vista o início da aplicação da PrEP injetável, além de outras atividades relacionadas ao novo protocolo. 

Equipe clínica realizou avaliação do trabalho desenvolvido durante o ano

A equipe de pesquisa realizou atividades durante todos os dias do evento, entre quinta e sexta em dois turnos, e no sábado, durante o período da manhã. Entre as atividades, houve apresentação de propostas de análise pelos pesquisadores do projeto;  uma oficina para análise de dados longitudinais das propostas dos pesquisadores; e, por fim, seminários de apresentação dos resultados das análises de dados realizados durante as oficinas.

Equipe de pesquisa realizou atividades durante três dias de evento

Tivemos também, durante o evento, publicação de conteúdo nas redes sociais do projeto, especialmente voltado para o mês da campanha de conscientização pela prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além aproveitar a data para veiculação de matéria no site sobre o debate do estudo PrEP1519 que foi publicado nos Cadernos de Saúde Pública.

Planejamento da clínica para 2024 foi pauta do encontro
Share