O estudo PrEP1519 vai marcar presença em mais um grande evento de saúde. Trata-se da 58ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023), que acontece entre os dias 10 e 13 de setembro, no Centro de Convenções, em Salvador, sob o tema “Desafios para a medicina tropical no século XXI: como enfrentá-los”.
Essa é uma grande oportunidade de conhecer os estudos mais relevantes sobre doenças tropicais que estão sendo produzidos no mundo, naquele que é o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina.
A expectativa da organização do evento é reunir mais de 3 mil participantes de todo o Brasil e também de outros países do trópico. Para esta edição, estão previstas as seguintes atividades:
O PrEP1519 participa do evento com quatro trabalhos, entre pôsteres e apresentações orais, além de uma mesa-redonda que vai reunir os coordenadores do projeto nos sítios de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte: Inês Dourado, Laio Magno, Dirceu Graco e Alexandre Grangeiro.
Além disso, o PrEP1519 também contará com um estande no local do evento, propiciando mais um espaço para troca de experiências entre pesquisadores e profissionais de saúde.
Confira abaixo todos os trabalhos do nosso estudo que serão apresentados no MEDTROP 2023.
MESA-REDONDA
O papel da profilaxia pré-exposição (PrEP) para redução de casos de HIV no Brasil: desafios e perspectivas
Moderador: Dirceu Greco
Quando: terça-feira (12)
Horário: 14h às 15h30
Local: sala 4
TEMAS
A implementação da PrEP oral diária no Brasil: avanços e desafios
Palestrante: Alexandre Grangeiro
Horário: 14h às 14h20
Expansão da PrEP para adolescentes no Brasil: avanços e desafios
Palestrante: Laio Magno
Horário: 14h20 às 14h40
Novas evidências sobre a PrEP com cabotegravir injetável de longa duração: protocolo do estudo “PrEP1519 Escolhas”
Palestrante: Inês Dourado
Horário: 14:40-15:00h
ORAIS
Uso de álcool e outras drogas em encontros sexuais e risco de exposição ao HIV entre adolescentes homens que fazem sexo com outros homens, travestis e mulheres trans
Quando: terça-feira (12)
Horário: 12h30 às 12h40
Local: sala 4
Palestrante: Beo Leite
Prevalência de Neisseria gonorrhoeae, Chlamydia trachomatis e Molicutes e fatores associados entre homens que fazem sexo com homens (HSH) de 15 a 24 anos no município de Vitória da Conquista-BA
Quando: quarta-feira (13)
Horário: 12h50 às 13h
Local: sala 3
Palestrante: Thaise Rocha
PÔSTERES
Padrões de exposição a infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes homens que fazem sexo com homens, travestis e mulheres trans em Salvador, Brasil: uma análise de classes latentes
Palestrante: Lorenza Denzanet
Diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis em uma coorte de adolescentes em PrEP
Palestrante: Priscila Caires