X
Menu

Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania registra aumento de 303% nas denúncias de violações contra população LGBTQIAPN+

O mês de junho é marcado pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Queer, Interssexo, Assexuais, Panssexuais, Não-Binários e mais), celebrado no dia 28, um momento importante para conscientizar a sociedade em relação à luta por direitos e denunciar a violência e os preconceitos sofridos pela comunidade. 

Somente nos cinco primeiros meses de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado, houve aumento de mais de 300% no registro de denúncias de violações de direitos humanos sofridos pela comunidade. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

O Disque 100 registrou 2.536 denúncias de janeiro a maio deste ano, contra 565 nesse mesmo período em 2022. 

Denúncias podem ser feitas através do Disque 100

As denúncias resultaram em 13,8 mil registros de violações de direitos humanos desde o início do ano. A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, falou sobre a importância de se ter o registro desses dados.

– Os registros de violações contra as pessoas LGBTQIA+ no Brasil não vão mais para debaixo do tapete. Agora, temos os dados que são resultado da sociedade que foi dada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania aos canais de denúncia do governo federal, ainda que haja subnotificação, pois em muitos casos as vítimas têm medo de retaliação quando o abusador é alguém próximo ou familiar – afirmou ao portal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

A partir do painel, é possível fazer um recorte do perfil tanto da vítima quanto do agressor. Gays (4 mil), lésbicas (3 mil) e bissexuais (1,9 mil) foram as principais vítimas de violações de direitos humanos. Os dados mostram que a maior parte das violações ocorrem na casa da própria vítima . 

Homens da faixa etária entre 40 e 44 anos são os que mais cometem essas violações, e os estados que lideram o ranking são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O MDHC disponibiliza o Disque 100 para casos de suspeita ou denúncias de discriminação sofridas pela população LGBTQIAPN+. O serviço é sigiloso, gratuito e funciona 24 horas por dia. Faça sua parte e denuncie qualquer caso de abuso. 

Share