X
Menu

Anvisa aprova uso da PrEP injetável para prevenção contra o HIV no Brasil

A Gerência-Geral de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da PrEP injetável no Brasil. Considerada uma das inovações mais recentes na prevenção combinada contra o HIV, ela é composta pelo medicamento Cabotegravir de ação prolongada (CAB-LA) e representa uma alternativa ao uso da profilaxia pré-exposição oral. 

Diferentemente da PrEP oral, que precisa ser tomada diariamente, a PrEP injetável garante proteção contra o HIV com injeções bimestrais,  sendo que as duas primeiras precisam ser aplicadas em um intervalo de um mês. Até o momento, o medicamento não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Estudo PrEP1519 passará a ofertar a PrEP injetável

O estudo PrEP1519 passará a ofertar três tipos de PrEP: injetável e oral diária e sob demanda. 

  • PrEP injetável: uma injeção a cada dois meses, sendo as duas primeiras aplicadas num intervalo de um mês.
  • PrEP oral diária: um comprimido por dia.
  • PrEP sob demanda: dois comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual; um comprimido passadas 24 horas após a tomada do primeiro comprimido; e outro comprimido em 48 horas após a tomada do primeiro.

Na segunda fase do estudo PrEP1519, além de adolescentes homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres trans, também vamos acolher pessoas não-binárie designado sexo masculino ao nascimento e homens trans.

Share