X
Menu

PrEP1519 integra módulo de treinamento da Organização Mundial de Saúde

O estudo PrEP1519 está presente no módulo de treinamento de PrEP desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para apoiar a implementação desta profilaxia para populações em diferentes contextos socioculturais no mundo. De acordo com a OMS, o objetivo é apoiar na “consideração, planejamento, introdução e implementação da PrEP oral”, e os módulos podem ser usados sozinhos ou combinados. Muitas das pessoas que tendem a se beneficiar com a PrEP pertencem a grupos populacionais que podem enfrentar barreiras legais e sociais para acessar os serviços de saúde. Isso precisa ser considerado ao desenvolver os serviços de PrEP. 

Ao todo são 13 módulos, cada um voltado a um aspecto importante para a implantação de serviço de PrEP. As orientações vão desde assuntos relacionados aos funcionários, fornecedores, características de quem já faz uso da PrEP até aos futuros pacientes.

Confira a ferramenta e todos os módulos clicando aqui. 

O PrEP1519 aparece no último módulo, chamado de Integração de Serviços IST (infecções sexualmente transmissíveis). Esse módulo é focado na integração de serviços de IST para pessoas que podem se beneficiar com o uso da PrEP e está dividido em duas partes: na primeira, se concentra nos gerentes dos programas e outros gestores; na segunda, nos profissionais de saúde. 

O módulo destaca que as clínicas de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo oferecem espaços acolhedores voltados para a saúde sexual, disponibilizando gratuitamente preservativos, lubrificantes, autotestes de HIV e PrEP para gay e outros Homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres trans (TrMT) adolescentes do projeto. Ainda é possível realizar, nas clínicas de todos os sítios, testes de diagnóstico para sífilis, hepatites virais, gonorreia e clamídia. 

O módulo também chama atenção para a criação de demanda presencial e on-line, com forte atuação nas redes sociais, com o objetivo de informar, motivar e facilitar jovens LGBTQIAPN+ em risco de infecção para HIV, a iniciar o uso da PrEP. Há uma menção especial a Amanda Selfie, chatbot desenvolvida para atuar como educadora par virtual, que conversa pelo messenger do Facebook  sobre sexualidade e saúde sexual, além de agendar atendimento para início de PrEP e fornecer informações sobre IST.

O artigo realizado pelos pesquisadores do projeto para a OMS utiliza os dados da linha de base da coorte do PrEP1519 visando analisar três pontos: a eficácia das estratégias de criação de demanda para inscrever HSH e TrMT adolescentes em um estudo de prevenção combinada ao HIV no Brasil; os preditores das estratégias de criação de demanda para matrícula de adolescentes; e os fatores associados às estratégias de criação de demanda comparando as estratégias de inscrição on-line e presencial. 

Confira o artigo no link abaixo. 

Alcançando adolescentes com alto risco de infecção pelo HIV no Brasil: estratégias de criação de demanda para PrEP e outros métodos combinados de prevenção do HIV – Laio Magno, Fabiane Soares, Eliana Miura Zucchi, Marcos Eustórgio, Alexandre Grangeiro, Dulce Ferraz, Dirceu Greco, Maria Mercedes Escuder, Inês Dourado e The PrEP1519 Study Group

Share