X
Menu

Estudo PrEP1519 publica suplemento nos Cadernos de Saúde Pública

Rafael Santana

O estudo PrEP1519 publicou um suplemento contendo dez artigos nos Cadernos de Saúde Pública (CSP), renomada revista brasileira da área, com amplitude internacional, no qual são apresentados os resultados provenientes da linha de base do projeto. CSP destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva e contribui para reflexão crítica e debate envolvendo políticas públicas. 

+++Confira o suplemento publicado nos Cadernos de Saúde Pública+++

O suplemento é resultado de um trabalho conjunto de pesquisadores dos três estados que sediam o estudo: Bahia, Minas Gerais e São Paulo. O objetivo é apresentar os aspectos metodológicos do estudo e artigos com abordagem quantitativas e qualitativa, trazendo novas evidências no campo científico e políticopara fomentar o debate sobre a prevenção do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre o público-alvo do projeto, que são adolescentes homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres adolescentes trans no Brasil. 

Equipe do PrEP1519 publicou suplemento nos Cadernos de Saúde Pública

Coordenadora do estudo em Salvador, a profª Drª Inês Dourado comemorou a divulgação do conhecimento científico em uma publicação de tamanha relevância. 

– Isso é divulgação do conhecimento científico. Divulgar o que a gente produz nas pesquisas. Dentro da área da saúde coletiva, é uma revista considerada importante na divulgação desses resultados. Fizemos a proposta para fazer um número especial com dados do início da coorte. A gente tem um jargão na epidemiologia que a gente chama do baseline da coorte, ou seja, com dados dos participantes que iniciam a coorte. Então, a gente focou a organização e a análise de dados e produção dos artigos nessas informações iniciais dos participantes do estudo. Claro que mesclamos também com o aporte de outros dados que são importantes também para dar conhecimento do que a gente fez e faz no estudo PrEP1519 – afirmou Inês Dourado. 

O suplemento é formado por dois artigos que discutem as metodologias desenvolvidas no estudo, além de outros oito trabalhos empíricos, com abordagem quantitativa e qualidade, que mostram a alta vulnerabilidade ao HIV entre populações-chave do projeto, suas experiências de uso da PrEP e os desafios dos serviços para atenção aos adolescentes na prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

O prof Dr. Laio Magno, que também é coordenador do estudo PrEP1519 na capital baiana, acredita que a publicação pode ajudar na elaboração de políticas públicas em saúde. 

– Acreditamos que esse suplemento tem um impacto muito importante no campo científico e também no campo das políticas públicas, porque podem embasar intervenções de saúde pública para melhorar a realidade que encontramos de alta vulnerabilidade nessa população – comemorou Laio Magno.

Co-coordenador do estudo em Minas Gerais, o professor Unaí Tupinambás destacou a relevância do PrEP1519 e também celebrou a publicação do suplemento.

– Os trabalhos publicados no suplemento mostram o quanto o projeto PrEP1519 foi relevante socialmente. Os estudos jogaram luz nesta população invisibilizada e evidenciou a necessidade urgente de um olhar diferenciado para ultrapassar as barreiras de acesso aos serviços de saúde . Por exemplo os dados sobre as prevalência de sífilis e HIV são preocupantes e mostram nosso desafio para ampliar a prevenção neste segmento.

Coordenador do PrEP1519 em São Paulo, o professor Alexandre Grangeiro defende que a publicação apresenta conhecimento que ainda são escassos no país e, portanto, pode ajudar na formulação de políticas públicas voltadas para as populações-chave do projeto.

–  Ele traz também algumas questões do uso cotidiano da PrEP. Ou seja, qual o impacto do preconceito, na prevenção. E isso é muito importante para estruturar políticas de saúde. Esses conhecimentos até agora são muito escassos e restritos no Brasil, especialmente para essa população mais jovem, que tem sido mais atingida pelo HIV – afirma Granjeiro.

Unaí Tupinambás, Inês Dourado e Alexandre Grangeiro são coordenadores do PrEP1519

O suplemento publicado em CPS também ganhou destaque mundial através do PrEPWatch (clique aqui para acessar), que é o centro de informações on-line criado para ajudar a comunidade global a fornecer com eficácia todos os métodos comprovados de PrEP. A ferramenta foi criada pela AVAC, organização sem fins lucrativos com sede em Nova York que tem o trabalho voltado para a prevenção ao HIV.

Share