X
Menu

PrEPara Salvador oferece capacitação em prevenção combinada do HIV, com foco na PrEP, para profissionais de saúde

Começou nesta segunda-feira, 08 de novembro, o Curso de práticas de cuidado em prevenção combinada com foco na profilaxia pré-exposição (PrEP) à infecção pelo HIV, de modo presencial e respeitando os cuidados sanitários necessários em relação à pandemia da COVID-19. O curso, dividido em duas turmas, está sendo ofertado para 81 profissionais de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo PrEPara Salvador, sítio baiano do estudo multicêntrico PrEP1519. O PrEP1519 é um estudo desenvolvido em três capitais brasileiras – Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP) – entre adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres transexuais ou travestis ou como homens cisgêneros gays, bissexuais ou que fazem sexo com outros homens (HSH). O objetivo principal é avaliar a efetividade da PrEP nessa população. A primeira turma se reune entre os dias 08 e 09 de novembro, e a segunda entre os dias 10 e 11 de novembro, 2021. Além disso, nos meses de novembro e dezembro, haverá visitas técnicas e práticas no espaço da clínica do PrEPara Salvador para os profissionais clínicos acompanharem consultas com a equipe do projeto.

Primeiro dia da capacitação

O objetivo do curso é compartilhar o conhecimento clínico, científico e estratégico construído em três anos de experiência pelo estudo PrEP1519 em oferta de PrEP e outras estratégias de prevenção combinada para jovens e adolescentes em Salvador-BA, para profissionais da rede de serviços do SUS dos municípios de Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Camaçari, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista, Remanso e Porto Seguro. 

A PrEP é uma estratégia eficaz e efetiva na prevenção da transmissão do HIV, e compõe o pacote de medidas de prevenção combinada, sendo caracterizada pelo uso de um comprimido oral diário contendo antirretroviral, por pessoas não infectadas pelo HIV, mas em alto risco de infecção. Prevenção combinada é uma estratégia que utiliza diferentes abordagens de prevenção (sejam elas no âmbito biomédico, comportamental ou estrutural). 

O primeiro dia da capacitação será aberto com o tema Prevenção Combinada ao HIV e PrEP entre adolescentes de populações chave para o HIV: a experiência do Projeto PrEP1519. Neste dia, os Professor@s Dra. Inês Dourado e Dr. Laio Magno, coordenador@s do Projeto, darão as boas vindas e farão uma primeira apresentação das características clínicas e epidemiológicas do HIV/aids, e dados preliminares do PrEP1519. 

A programação da capacitação conta ainda com rodas de conversa sobre testagem de HIV, profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), adesão e vinculação de jovens e adolescentes à PrEP, e manejo clínico da PrEP. Além disso, a equipe de saúde e gestão do PrEP1519 apresentará a experiência sobre as práticas de cuidado com a PrEP, orientação e elaboração de plano de ação, em conjunto com os profissionais de saúde presentes no encontro, com o objetivo de expansão e/ou implementação da PrEP em seus municípios.

Segundo Inês Dourado, outras capacitações – inclusive uma nacional – estão sendo elaboradas e devem acontecer já em 2022.

A programação completa da capacitação pode ser vista na tabela abaixo:

Share