Rafael Santana
O PrEP1519 recebeu a visita de Sarah MacCarthy e Katia Bruxvoort, duas professoras e pesquisadoras americanas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Alabama at Birminghan (UAB), que conheceram o espaço do Casarão da Diversidade, em Salvador, e acompanharam o trabalho realizado pelo projeto. Elas também visitaram o sítio de São Paulo.
A visita das pesquisadoras teve como objetivo fortalecer parcerias de pesquisas entre UAB, Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e UNEB. Já está em andamento uma sub-análise com dados do PrEP1519 com modelos simplificados de dispensação de PrEP.
Sarah MacCarth e Katia Bruxvoort aproveitaram a visita ao Centro Histórico de Salvador para conhecer o projeto Axé, que desenvolve um trabalho na área de educação, arte-educação e defesa de direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Na oportunidade, elas acompanharam uma ação de educação em saúde ministrada por educadores de par e equipe clínica com jovens adolescentes, na qual foram discutidas questões sobre saúde sexual e prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) a partir de uma dinâmica interativa.