Modalidades de Prep

Existem formas diferentes de se proteger com a PrEP. Cada pessoa deve conversar com o profissional que lhe acompanha para receber as orientações específicas e escolher a modalidade mais adequada para a sua realidade.

Todas as modalidades de PrEP são eficazes se forem usadas adequadamente, conforme as orientações do profissional de saúde. Caso a pessoa não esteja satisfeita com a forma que estiver usando ou houver indicação de uma modalidade mais adequada, pode ser feita a troca de modalidade.
E é importante lembrar: para máxima proteção de outras ISTs e mesmo do HIV, usar também o preservativo é sempre uma ótima ideia!

Conheça as modalidades de PrEP disponíveis no nosso projeto:

PrEP Oral

É um comprimido que combina dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir + entricitabina), que agem juntos para evitar a infecção pelo HIV. Existem duas formas de tomar a medicação oral: diária ou sob demanda.

Oral diária
Nesta modalidade, a pessoa toma um comprimido de PrEP todos os dias, de forma contínua! Nestes casos, é muito importante que o tratamento não seja interrompido por nenhum período de tempo, para garantir a efetividade – ou conforme orientação do profissional de saúde que acompanhar a pessoa.

Oral Sob Demanda
Nesta modalidade, a medicação só é tomada nos períodos de atividade sexual. No dia em que a pessoa souber ou acreditar que vai transar, deve tomar dois comprimidos de 2 a 24 horas antes. Se realmente houver transa, pelo menos nos dois dias seguintes, deve-se tomar um comprimido por dia, no mesmo horário do dois primeiros. Caso haja outras relações sexuais nesse período, será necessário manter uso diário e por dois dias após o último dia que teve sexo. Se alguém transar de sexta-feira até domingo, por exemplo, deve tomar dois comprimidos entre duas e vinte e quatro antes da transa na sexta e um por dia de sábado até terça-feira.

PrEP Injetável

Nesta modalidade, a pessoa deve tomar uma injeção a cada dois meses para se proteger da infecção pelo HIV (com exceção da primeira aplicação que tem um intervalo de 30 dias para a segunda).