Rafael Santana
Está sendo realizado, no Zimbábue, a 23ª edição do Congresso Mundial da IUSTI (União Internacional Contra Infecções Sexualmente Transmissíveis), sob o tema “Enfrentamento das iniquidades na prevenção, diagnósticos e cuidados de IST”. O evento teve início no último domingo (04) e vai até quarta-feira (07).
O PrEP1519 está representado pela Profª Drª Inês Dourado, coordenadora do projeto. Foram dois pôsteres aprovados para o evento, construídos de maneira coletiva por diversos pesquisadores do projeto:
Prevalence of bacterial STI among men who have sex with men and transgender women aged 15-19 years in Northeast Brazil (Prevalência de IST bacteriana entre homens que fazem sexo com homens e mulheres transgêneros de 15 a 19 anos no Nordeste do Brasil) – Guilherme B. Campos et al., 2022
Combining syndromic and etiological diagnosis of STIs in a PrEP adolescent cohort in Northeast Brazil: 3 years of experience (Combinando diagnóstico sindrômico e etiológico de IST em uma PrEP coorte de adolescentes no Nordeste do Brasil: 3 anos de experiência) Priscilla Caires et al., 2022
O congresso tem alguns objetivos principais, entre eles, chamar atenção para a propagação das IST’s e a necessidade de respostas eficazes; destacar a importância de melhorar o acesso global a pacotes de intervenções para a prevenção e tratamento de IST’s; compartilhar novos conhecimentos científicos e as últimas inovações em diagnóstico, manejo terapêutico, epidemiologia e comportamento sexual relevantes para IST’s e HIV; defender a discussão aberta sobre IST’s, particularmente entre populações com alto risco de contágio e entre adolescentes.
O evento marca o retorno do encontro presencial, já que o congresso do ano passado, em Amsterdã, aconteceu de forma virtual, e o de 2020, que seria realizado em Bangkok, foi adiado. Será a quarta vez que o IUSTI acontece no continente africano – antes, já houve edições em Sun City (1999) e Cape Town (2009), na África do Sul, e Marrakech (2016), no Marrocos.