Equipe do PrEPara Salvador recebe visita técnica da OPAS/OMS em Salvador
Visita avaliou estratégias de atendimento a adolescentes e ações de prevenção e cuidado


Na última segunda, 18, a clínica do PrEPara Salvador recebeu no Casarão da Diversidade, a Equipe de Validação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em agenda técnica realizada em Salvador. A visita integra o processo de validação da certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV como problema de saúde pública no Brasil, etapa que acontece após a análise do Relatório de Validação entregue pelo Ministério da Saúde em junho deste ano.
Além do PrEPara, outros serviços de saúde da capital foram incluídos na programação: Vigilância Epidemiológica, Unidade Básica de Saúde Candeal Pequeno, SAE Liberdade, Maternidade Tsylla Balbino, Casarão da Diversidade, Casa da Mulher Brasileira e LACEN-BA. As atividades contaram ainda com a presença de representantes da Secretária Municipal de Saúde (SMS) e Secretária Estadual de Saúde (SESAB).
Durante a reunião, foram discutidas estratégias de criação de demanda para incremento de jovens em uso de PrEP, fortalecimento do vínculo dos jovens com os serviços e expansão da oferta de testagem e tratamento para ISTs. Representando o PrEPara, a coordenadora do serviço, prof Dra. Ines Dourado, junto com a coordenadora clínica Priscila Caires apresentaram dados recentes do estudo PrEP 15-19 Escolhas e compartilharam práticas adotadas no cotidiano para atendimento a adolescentes. Foram destacadas as estratégias de acolhimento, atendimento humanizado, resolutividade e ações de mobilização e recrutamento de adolescentes para oferta de PrEP e outras tecnologias de prevenção combinada.
No responses yet