Projeto PrEP 15-19 compartilha experiência sobre prevenção ao HIV entre jovens em encontro estadual de profissionais do SUS

Pesquisadora Priscilla Caires apresenta modelo de integração entre serviços de PrEP e prevenção de IST em adolescentes e jovens.

Plateia Encontro Anual de Coordenadores dos Serviços de Atenção Especializada (SAE) e Equipes Técnicas Municipais de Saúde | Foto: Divulgação

A pesquisadora Priscilla Caires, coordenadora clínica do projeto PrEP 15-19 Salvador, participou, nesta terça-feira, como palestrante no Encontro Anual de Coordenadores dos Serviços de Atenção Especializada (SAE) e Equipes Técnicas Municipais de Saúde, realizado no Auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia, em Salvador. O evento é promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) e reúne profissionais de saúde de diversos municípios do estado com o objetivo de discutir e fortalecer a rede de cuidado voltada ao enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais.

Priscilla apresentou a palestra “Integrando a Prevenção de IST aos Serviços de PrEP para HIV entre Adolescentes e Jovens – Experiência do Projeto PrEP 1519”, destacando as estratégias adotadas pelo projeto para promover a prevenção combinada.

Priscilla Caires | Foto: Divulgação

 “Levar a experiência do PrEP 15-19 para um encontro que reúne quem está na ponta da assistência é fundamental. É nesse diálogo entre pesquisa, gestão e serviço que conseguimos transformar evidências em práticas concretas, capazes de ampliar o acesso e garantir o cuidado integral a adolescentes e jovens”, afirma Priscilla.

Priscilla Caires | Foto: Divulgação

Com uma plateia formada por profissionais técnicos da rede de atenção especializada, vigilância epidemiológica, atenção primária e gestores, o evento discutiu o cenário epidemiológico atual das IST na Bahia, a definição de como os serviços podem se organizar e produzir uma comunicação mais eficiente, além da melhoria das estratégias de prevenção e cuidado nas diversas regiões de saúde da Bahia. 

A participação do PrEP 15-19 no encontro reforça seu papel como referência na oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para adolescentes de 15 a 19 anos, articulando ciência, políticas públicas e cuidado em saúde qualificado à população jovem.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.