O PrEP15-19 Escolhas participou do 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que este ano aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 27 de novembro. Este ano o congresso teve como tema “A Epidemiologia e a Complexidade dos Desafios Sanitários”, e mais uma vez reuniu pesquisadores do Brasil inteiro para debater as questões relacionadas à saúde coletiva no país.
A participação do PrEP15-19 Escolhas foi expressiva, envolvendo coordenação de mesas e sessões científicas, e apresentações de trabalhos. Na segunda- feira, dia 25/11, o coordenador do estudo em Salvador, profº. Laio Magno, coordenou a sessão de comunicação coordenada intitulada “Situação Epidemiológica do HIV/AIDS e outras IST ” e na terça a sessão “Estudo sobre a PrEP no Brasil: Desafios e repercussões”. Nesta última, tivemos ainda a apresentação oral das pesquisadoras Fabiane Soares sobre “Autopercepção de risco ao HIV entre adolescentes no brasil: achados da coorte PrEP 15-19” e Suelen Seixas sobre “Percepção e início da Profilaxia Pré Exposição ao HIV entre adolescentes no Brasil”.
Na terça-feira, tivemos também uma mesa conduzida pelo coordenador do estudo em São Paulo, o profº Alexandre Grangeiro, que contou com a participação do nosso coordenador financeiro, o profº. Joilson Paim, mostrando a importância de debater a economia na saúde com sua apresentação intitulada “Avaliação Econômica no Estudo PrEP15-19: Experiências e desafios”.
Na quarta-feira, dia 27/11, lançamos no congresso o nosso livro “Abordagens Teóricas e Práticas Inovadoras no Cuidado e na Prevenção ao HIV entre adolescentes no Brasil” em uma atividade para os participantes da conferência, com sessão de autógrafos pelos coordenadores e a presença de pesquisadores e colaboradores do projeto. Ainda na quarta os coordenadores do estudo Inês Dourado, Laio Magno e Alexandre Grangeiro , participaram da sessão “Epidemia de HIV/AIDS, tecnologias de prevenção e as novas gerações: tendências e oportunidades para a resposta à epidemia.”, focada nas percepções acerca da prevenção entre o público mais jovem e as perspectivas para os próximos anos, frente aos avanços das tecnologias de prevenção e de ações programáticas.
Tivemos também apresentações de pôsteres ao longo da conferência. As pesquisadoras Diana Zeballos com o trabalho intitulado “Autorrelato superestimado de adesão à profilaxia pré exposição ao hiv por tipo de serviço”, Fabiane Soares com seu trabalho sobre a “Aceitabilidade do autoteste de Covid-19 entre usuários da Atenção Primária à Saúde”, e Beo Leite, com “Impacto da pandemia de covid-19 na prevenção ao hiv em adolescentes: um estudo de coorte”
O Congresso Brasileiro de Epidemiologia é promovido pela Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e neste ano levou cerca de 3 mil pessoas ao centro de convenções EXPO MAG, no Rio de Janeiro. Além da vasta participação da comunidade científica com apresentações de trabalhos e sessões científicas com discussões de temas relevantes e atuais para a saúde coletiva, houve também o lançamento do 5º Plano Diretor para o desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil (2025-2029), documento que irá conduzir as atividades de pesquisa, ensino e atuação em campo dos profissionais de saúde em todo o país nos próximos anos.