Com o objetivo de ampliar o alcance das ações desenvolvidas pelo projeto PrEP1519, o PrEPara Salvador criou um desafio que traz o crowdsourcing como importante ferramenta de divulgação e mobilização no que diz respeito à questões que envolvem atenção à saúde sexual e prevenção do HIV entre jovens: o PrEPara Challenge.
Para quem não sabe, crowdsourcing é um conceito que aglutina as palavras “crowd” que, em inglês, significa multidão, e “outsourcing”, que significa terceirização. Desse modo, crowdsourcing é um modelo que busca reunir, no ambiente on-line, pessoas que possuem conhecimento em um determinado assunto para, então, utilizar essa inteligência coletiva em prol de resolução de problemas, criação de serviços, desenvolvimento de tecnologias e afins. É um processo coletivo e colaborativo.
Sendo assim, o PrEPara Challenge é um desafio que traz a proposta de formar e mobilizar jovens agentes com o objetivo de divulgar a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), além de promover intervenções virtuais no Instagram por meio da produção de conteúdo baseada na distribuição de autotestes de HIV e de recrutamento de novos participantes para o PrEP1519. O desafio, que acontece em formato de competição, envolve a realização de três tarefas: 1) explicação sobre como usar o autoteste em qualquer forma de mídia virtual; 2) produção de conteúdo criativo e objetivo sobre a PrEP e 3) prospecção de contatos elegíveis para conhecerem e entrarem no projeto PrEP1519.
O Educador de Par do PrEPara Salvador, Gilberto B’esse, afirma que os participantes podem exercitar a liberdade criativa na hora de executar as tarefas propostas pelo desafio. “Pode criar uma mídia virtual de qualquer forma, um flyer, um poema, uma música, um vídeo, uma ilustração, o que quiser”, diz. Contudo, ele ressalta que, com o objetivo de manter a privacidade dos envolvidos, a produção de conteúdo é de cunho meramente educativo – e quem optar por realizar o autoteste, pode fazer isso à parte do concurso e tirar dúvidas ou receber orientações do projeto.
Após a inscrição, cada participante receberá mensagem no contato disponibilizado sobre a validação da mesma, juntamente com instruções do concurso e briefing das atividades a serem realizadas. Todos receberão o kit de prevenção combinada ao HIV em casa.
Depois do cumprimento das três tarefas, uma comissão julgadora vai avaliar os conteúdos produzidos para selecionar vinte participantes e, a partir daí, organizá-los em um ranking com com base em critérios como criatividade, comunicação efetiva com o público, vocabulário não preconceituoso e afins.
Todas as posições ganham certificado de premiação como Agente mobilizador de Saúde em HIV/AIDS ofertado pelo PrEPara Salvador. Além disso, o primeiro lugar ganha uma caixa de Som JBL 30 W e uma bag da marca Ziê, o segundo e o terceiro ganham uma bag da Ziê e, do quarto ao décimo, o prêmio é a pochete do PrEP1519, com mais kit de prevenção ao HIV.
Quem pode participar do PrEPara Challenge?
A escolha dos agentes virtuais assim como a participação e sua manutenção no concurso, obedecerá os seguintes critérios:
Como participar?
As inscrições estão abertas até o início de setembro. Acesse o formulário aqui ou acesse o Instagram @PrEParaSalvador para mais informações.